quinta-feira, 30 de março de 2017

Resenha - Uma vez eu, Uma vez você (Diego Martello)

Uma vez eu, Uma vez você
Autor: Diego Martello
Editora: Novo Século
Lançamento: 2015
Páginas: 184

Sinopse: Marcos e Willian, pai e filho, tentam se reconciliar após anos de desentendimento. Em paralelo, Eva, mulher de Willian, quer a todo custo engravidar, o que frustra o casal. A partir da visão do interior de cada um, esses personagens terão de reconfigurar o modo de pensar para enfrentar os seus conflitos. Nessa fase tão conturbada para todos, reflexões acompanham cada segundo da trajetória deles.
Narrada de forma surpreendente, provocativa e crítica, esta obra não tem a pretensão de apresentar soluções para os problemas enfrentados, mas, sim, mostrar as armadilhas de nosso fluxo de consciência, para compreendermos que as soluções dos problemas dependem, muitas vezes, da forma como se lida com as ilusões, ou, ao contrário, como se enxerga verdadeiramente a realidade.


 Primeiro, gostaria de dizer que o Diego foi o primeiro escritor que me deu a honra de ser meu parceiro! Acho que ele não sabe o quão importante isso foi para mim, muito obrigada meso!

Quanto ao livro, eu achava que seria mais uma ficção normal, como todas as obras que a gente vê por ai, mero engano. Diego tem um jeito de escrever muito peculiar, faz a gente pensar ao invés de só ler e imaginar (pensar e imaginar são duas coisas muito diferentes, viu?!), o livro não te traz respostas de imediato mas faz com que a gente reflita em tudo o que está acontecendo, principalmente internamente, assim como acontece com seus personagens.

Willian é um cara comum, casado, com um trabalho bom e está tentando aumentar a família, porem sua mulher, Eva, não consegue engravidar, o que a deixa instável, abalada e depressiva. Ao mesmo tempo, William não tem um bom relacionamento com o pai e ele se questiona se será bom pai desse jeito: se um dia seu próprio filho se voltará contra ele assim como fez com Marcos.
Graças a um acidente, William se vê obrigado a encarar o pai depois de um evento catastrófico entre eles. O que ele não sabia era que seu pai sofria tanto quanto ele com o afastamento dos dois.


"Pelo fato de visualizar minha vida como se fosse uma escada, sendo os degraus experiencias vividas, qualquer mudança que realizo em um degrau lá embaixo me abala lá em cima. Quando abalo la em cima, sinto me afastar de tudo, como se nada mais estivesse próximo a mim, como se meu caminho se perdesse ao vento como se eu não fosse nada merecedor de qualquer atenção alheia." 


Além do afastamento, a empresa que os dois criaram juntos - e a qual William abandonou quando brigou com o pai - passava por dificuldades e Marcos decidiu fazer uma atividade com os funcionários para reorganizá-la. Alem disso essa atividade faz com que William repense tudo o que fez no passado, tanto com o pai quanto com sua vida.

algumas coisas acontecem de forma que não prevemos, as vezes e preciso dizer as coisas mesmo que doam, mesmo que alguém sofra, pois pode ser pior não dize-las. Um acontecimento muda toda a evolução da história e me deu um tapa na cara com o rumo dos personagens e também com algumas surpresas, é um final extremamente emocionante e inesperado.


"Uma vez eu, que há tanto tempo vivera distante, percebo somente agora o tanto que fui amado".

A leitura não é muito fácil, as vezes cansa com tantos pensamentos, mas olha vale a pena. Particularmente, eu me cansei em muitos momentos, cheguei até a pensar que não terminaria, mas fui a diante e não me arrependi. 

Espero que vocês tenham gostado, deixem seus comentários e sigam o blog. Beijos e até a próxima.

Um comentário:

  1. Oi, Laila!

    Poxa, parece ser uma história emocionante. Que leva a reflexão sobre os relacionamentos da vida. Relacionamento entre pais e filhos podem ser bem complicados mesmo. Mas, temos que aprender a ver o lado do outro também. Adorei sua resenha, bem objetiva e nos dá uma boa ideia do que é abordado no livro.

    Beijinhos.
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo

    ResponderExcluir