quarta-feira, 10 de maio de 2017

Resenha + Book Tour - A Maquina de Contar Histórias (Maurício Gomyde)

A Máquina de Contar Histórias
Autor: Maurício Gomyde
Lançamento: 2014
Editora: Novas Páginas
Páginas: 192

Sinopse: Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das filhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar.

Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família .

Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.

Bom, antes de fazer essa resenha, eu queria contar para vocês como esse livro veio parar em minhas mãos. Uma amiga do Instagram, a Bianca (@bfaria25), me convidou para participar de um projeto chamado Book Tour, que consistia em escolher um livro e fazer com que ele viajasse pelo Brasil e passasse por mãos apaixonadas por leitura. Não deu outra e logo estava eu participando desse projeto, e preciso dizer que adoro os projetos da Bianca, já fizemos duas leituras coletivas juntas. 

O livro passou por outras seis pessoas antes de chegar a mim e quando veio, era só amor. Era permitido fazer marcações, anotações e encher de post it´s nas citações que mais gostássemos. Então o livro veio lindamente colorido e eu deixei minha marca nele, pois tem cada coisa linda nesse livro... Depois de ler - e eu li em um dia - o enviei para a próxima pessoa da lista e espero que ela se delicie e se emocione tanto quanto eu com essa obra prima.

Agora, vamos a resenha. 

Vinícius Becker é um escritor consagrado. Está no auge da sua carreia e lançando seu novo livro "A Máquina de Contar Histórias". Enquanto aproveita esse momento glamouroso ao lado do empresário e de pessoas da mídia, a mulher de Vinícius, Viviana, morre sozinha num quarto de hospital, vitima de uma doença impiedosa. 

Ao saber do que aconteceu, ele volta pra casa cancelando todos os compromissos relacionados ao trabalho e espera passar por esse momento de luto ao lado das filhas Vida, de quatro anos e Valentina, de dezesseis. Mal sabe ele que Valentina o culpa por ter deixado a mãe morrer sozinha e assim mantem uma relação de raiva e rancor com  pai.
Frustrado por saber que a filha se sentiu abandona ele tenta recuperar o amor dela, assim, planeja uma viagem no meio do ano letivo e leva as duas meninas para tentar recuperar o tempo perdido por sua ausência.


Vinícius perdeu muitas coisas em relação a vida das filhas e a principal delas foi não saber que Valentina era uma escritora assim como ele e, somente no velório de Viviana, ele tem tal descoberta quando a garota diz que não conseguiu terminar o livro que ela e a mãe escreviam. Valentina afirma com tanta força que odeia o trabalho do pai, que não consegue aceitar que ela mesma está seguindo os passos dele. 

Muito resistente a aproximação do pai, a garota passa os dias trancadas no quarto ou fazendo coisas que desagradam Vinícius, como beber e matar aula. Ela se recusa a falar com ele e quando o faz é para acusá-lo de dar mais importância a carreira do que a família. Mesmo assim, Vinicius consegue convence-la de viajar e eles embarcam numa aventura em busca de reconciliação e do amor perdido.

De início a viagem parece sem sentido e até mesmo uma forçação de barra, mas depois acabamos descobrindo o real motivo dela. Porém, antes deles viajarem, Vinicius descobre que Valentina mantém contato com uma amiga pela internet e "rouba" o endereço de e-mail dessa amiga para que ela lhe diga o que ele deve fazer para reconquistar o amor da filha. Nem preciso dizer que isso vai dar treta, né? Ao longo da viagem, muitas revelações vão sendo feitas, e eu me emocionei bastante com elas, incluindo as lembranças que Vinícius tem da falecida mulher. 

A sensibilidade com que o Maurício escreve as cenas, nos faz pensar em coisas que ele próprio diz no livro em relação a como Vinícius faz para construir uma personagem. O livro é repleto de citações maravilhosas, entre uma delas a que eu mais digo para meus filhos: "Faça o que te fizer feliz". Sempre os incentivei a seguirem a felicidade, nunca um ideal exclusivamente financeiro. 
A história tem um narrador, mas também ouvimos a visão de Vinícius e seus pensamentos, não preciso falar que a leitura é maravilhosa, porque é. Assim como Vinícius, Mauricio escreveu um livro que faz com que o leitor queira virar sempre a próxima pagina esperando por mais, e acredite, o mais sempre vem. É deliciosa a forma como ele cativa nosso coração e nos faz ter piedade de Vinicius e querer que ele consiga recuperar o amor das filhas, especialmente de Valentina. Ele é capaz de fazer qualquer coisa por elas. 

No final, temos certeza que o amor sempre vence. Mesmo nas piores situações podemos tirar uma lição que mudará nossas vidas. Amor, família, união, respeito, admiração, superação. São temas abordados de forma ímpar e sensível que certamente vai tocar você.

Espero que tenham gostado, deixem seus cometários e sigam o blog. Beijos!


Sobre o Autor: Com 6 livros publicados, Maurício Gomyde iniciou a carreira em 2001 e é, hoje, um dos grandes nomes da nova geração de escritores brasileiros.

Iniciou a carreira como autor independente, tendo publicado 4 livros por conta própria. Logo chamou atenção do mercado editorial pela qualidade de suas obras e, assim, foi contratado por grandes editoras, para o lançamento de seus trabalhos seguintes.
Seus títulos de maior sucesso são "A Máquina de Contar Histórias" (ed. Novo Conceito) e "Surpreendente!" (ed. Intrínseca).

Surpreendente! esteve presente, em 2016, nas listas de mais vendidos da revista Veja e do site Publishnews. Foi finalista do Prêmio Jabuti 2016 e vendido para 4 países (Portugal, Espanha, Itália e Lituânia).

Para saber mais sobre o autor e suas obras, visite: mauriciogomyde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário